Varal para principiantes

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Estou lendo o “Receitas caseiras para viver e morrer”, da Debra Adelaide.


Preciso contar para você um trechinho que é a minha cara, talvez a explicação para meu (nosso, para algumas…) problema com varal.


Fala sobre a cultura do varal, regras simples, claras e objetivas que deveriam ser seguidas por mulheres virtuosas, organizadas e eficientes – a dona de casa perfeita! (no século passado, claro…)


Começa com horário em que as roupas deveriam ser colocadas ao sol – antes das nove. Impraticável no meu caso, ainda mais com o horário de verão.


Segue falando sobre a ordem correta para pendurá-las, deixando escondidas meias e afins e reservando um lugar de honra para as roupas masculinas, “que deveriam ocupar sozinhas toda uma fileira, indicando sua importância na hierarquia do processo de lavagem de roupa e de todo o ambiente doméstico”. E viva a igualdade!… mas tudo bem, esta é simples e o varal fica até mais bonitinho.


Os pregadores jamais deveriam ficar no varal, o que denunciaria “um lar problemático dirigido por uma dona de casa desleixada.” Ai que medo… ainda bem que meu varalzinho é retrátil!


Tem também a questão da técnica: a roupa deveria ser sacudida e alisada “libertando-a do atormentado ciclo de secagem centrífuga”. Mamy fala a mesma coisa, melhor fazer então…


Deveria ser presa de modo inteligente para maximizar o acesso ao sol e a brisa, pendurando calcinhas pela lateral e nunca pelo forro. Faz sentido…


A roupa jamais deveria ficar no varal de um dia para o outro, o que indicaria um sério lapso nos cuidados domésticos. (Só um minutinho que vou recolher a roupa e já volto! rs rs)


Finalmente a secadora jamais deveria ser usada, pois era tida como coisa de mulher esbanjadora, praticamente um crime! Caso chovesse, o conselho era esticar cordinhas pela sala (praticamente a visão do apocalipse!!!) ou qualquer coisa semelhante. Se mesmo assim a roupa não secasse, o ferro deveria ser usado, porque a roupa teria que ser passada e ponto final. (Lidi, será que é o caso de tirarmos a secadora da nossa listinha de compras? rs rs…)


Por isso meninas, agradeçamos todos os dias os varais retráteis, os pregadores coloridinhos e o fato de estarmos no século XXI, o que nos permite acordar as nove, colocar a roupa no varal ao meio dia, (e na ordem que der, misturando as roupas do maridinho aos nossos vestidinhos sem o menor problema…) e sonhar com o dia em que a roupa vai sair passadinha da secadora, porque passar roupa é chato demais! rs rs


Bjsss e amanhã a previsão é de sol, dá até para lavar os cobertores… na lavanderia rs rs

Flá e Gi

Paulistas com coração mineiro, temos sempre um café fresquinho esperando por uma boa companhia. Aqui conversamos sobre um pouco de tudo: reforma, decoração, moda, comprinhas, família, comidinhas gostosas, músicas, saúde... Fique à vontade! A Casa é nossa!

More Posts - Website

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

No Comments

Leave a Comment

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×