Piso laminado ou porcelanato? E o escolhido foi…

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

 

Antes de contarmos qual foi a opção escolhida e o motivo, vamos esclarecer rapidamente as características de cada um deles.

Porcelanato:

É um piso durável, elegante e por ter baixa absorção de água é mais difícil de manchar que o laminado, mas pode acontecer. Também é de fácil limpeza. Existem no mercado inúmeras opções de cores e acabamentos (liso, fosco, brilhante…). Você pode encontrá-lo em modelos que imitam madeira também. Há grande variação de preços e marcas, por isso vale a pena pesquisar bastante. Esse piso pode ser utilizado em ambientes internos e externos.

Desvantagens: as peças maiores são frágeis e podem quebrar durante a colocação, por isso deve ser aplicado por alguém experiente e cuidadoso. Outro aspecto negativo é que qualquer sujeira saltará aos olhos, sendo necessária a limpeza diariamente, principalmente quando o piso for claro. Se você tem crianças e gosta de deixá-los brincar à vontade pelo chão da casa, essa não é uma boa opção por ser um piso frio. Se morar em cidades frias, também não.

 

Laminado:

 

Esse piso assemelha-se à madeira, mas tem um valor bem mais acessível. A instalação é bem simples: há modelos colados ao chão ou somente encaixado um ao outro (sistema click). Em sua maioria podem ser aplicados em pisos já existentes, mas é necessário verificar com o técnico essa possibilidade. Sua limpeza é muito simples.

Desvantagens: bastante suscetível a riscos, sendo necessário proteger as bases dos móveis, principalmente as cadeiras, para não danificar o piso. Assim como os Gremlins, os laminados não podem entrar em contato com água, isso pode “estufar” o piso com o tempo. Caso seja molhado, deve-se enxugá-lo rapidamente. Para locais com incidência solar direta e constante também não são indicados.

 

 

 

 

 

 

Acabei escolhendo o piso laminado, pois gosto muito da semelhança que tem com a madeira. Além disso a instalação é bem simples, sem sujeira. O preço também foi um fator relevante para a escolha.

Vejam só o que escolhi:

 

 

 

 

 

 

Eu comprei o piso na loja Interlínea Pisos Laminados e a cor escolhida foi: Old Pine. As fotos foram tiradas com o celular e não estão muito definidas, mas o piso ficou melhor do que eu esperava. O preço girou em torno de 4 mil reais já inclusos no valor: os rodapés, os outros materiais necessários para a instalação e a mão de obra. O acabamento da equipe que instalou o piso ficou excelente! Os recortes de rodapé super bem feitos! Comprei 52m² de piso e sobraram ainda 9 réguas. Não gosto muito do piso colocado na diagonal, embora digam que o ambiente pode parecer maior, preferi colocar assim e não me arrependi.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como o apartamento é pequeno optei por colocar uma cor clara no chão. Escuro ele pareceria menor do que já é. Há opção também de colocar rodapés maiores e brancos, o que acho realmente muito bonito. Pelo fato de alugar o apto provisoriamente, optei pelo rodapé de 7cm, mas ele pode ser trocado posteriormente.

 

 

 

 

 

Esse piso tem o sistema click, conforme expliquei no início, ou seja, ele é encaixado uma peça na outra e preso pelo rodapé com pregos. A instalação também foi rápida, em uma manhã estava tudo prontinho!

 

A limpeza desse piso também é bem prática: pano úmido e detergente neutro.

 

Atualmente existem também os pisos vinílicos. Os pisos vinílicos são feitos de camadas de PVC e minerais, são mais finos (0,5mm a 2mm) e silenciosos. Já os laminados são feitos de compensados de madeira revestidos com laminado melamínico que imita a madeira, tem de 7mm a 8mm e deixam um pouquinho de ruído.

 

 

Espero que tenham gostado!

 

Até o próximo post!

 

Beijos da Gi!

Flá e Gi

Paulistas com coração mineiro, temos sempre um café fresquinho esperando por uma boa companhia. Aqui conversamos sobre um pouco de tudo: reforma, decoração, moda, comprinhas, família, comidinhas gostosas, músicas, saúde... Fique à vontade! A Casa é nossa!

More Posts - Website

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

No Comments

Leave a Comment

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×